Introdução

Tenho em vista , através da criação deste site, expor o meu ponto de vista relativamente a inúmeros assuntos ou temas que surgem ao longo das minhas leituras, assim como, também, a inserção do meu objeto de estudo para a disciplina de Literatura. 

 Sendo aluna de 10º ano, iniciei, portanto, um "novo capítulo" como a maioria dos professores fazem questão de referir no ínicio do ano. Felizmente ,na minha opinião, nao é a primeira vez que entro no ensino secundário, pois tive oportunidade de poder repetir este ano escolar porém num curso diferente, o que me deu a possibilidade de conhecer e comparar os cursos que frequentei, sendo estes, o Curso de Ciências e Tecnologias e , atualmente, o Curso Científico-Humanísco.

Iniciando aqui uma pequena reflexão, porque será que digo, então, que iniciei um "novo capítulo"? Talvez me atreva a dizer, baseado naquilo que pude experienciar até ao momento, que ambos os cursos anteriormente referidos não diferem apenas nas disciplinas , como também indubitavelmente na interação,integração e formação por parte dos alunos em cada curso respetivamente.  Como vigente aluna de Humanidades (sendo este um termo mais usual) sinto que cada vez mais o meu intelecto, o meu conhecimento geral e o meu vocabulário principalmente enriqueceram que uma maneira categórica. Os professores incentivam os seus alunos a ler, a informarem-se sobre o que os rodeia ou simplesmente cultivar o seu saber. Torna -se quase imperativo para um aluno inscrito neste curso andar com um livro na mochila: "ah e tal, qual é esse livro que andas a ler? - "oh, é para literatura, é de Valter Hugo-Mãe, tenho um debate, 'tou a acabá- lo, que é 'pra semana."  Infelizmente há uma grande crítica geral relativamente à escolha deste curso resultante de um estereótipo à volta do mesmo. "Humanidades dá menos trabalho! Não tem saídas nenhumas! Só frequenta esse curso quem não percebe nada de Matemática! Só vão para lá os alunos que não são inteligentes!" Poderia ,efetivamente, expor aqui as várias críticas de que somos alvo, porém apenas vou dar a minha opinião. A inteligência é algo relativo. Não são só inteligentes os alunos que tiram boas notas a Matemática ou a Física e que depois vão para Medicina. Hoje em dia, não há a perceção de que a inteligência passa também sobretudo pela eloquência e pela oratória vinda dos nossos caros estimados Gregos e Romanos! Uma pessoa  é considerada erudita e sábia  pela maneira como discursa, como apresenta as suas opiniões de forma correta, ordeira e fundamentada. Por isso, sim, é preciso ser inteligente e sábio até para um simples debate sobre um tema da atualidade, por exemplo, que não envolva cálculo, equações ou fórmulas. Saber falar é das maiores virtudes que foi dada ao ser humano, logo, os alunos de Humanidades são tão inteligentes e o curso requer tanto ou o mesmo trabalho que outro curso qualquer.

 Sempre tive queda para a leitura desde tenra idade devido à influência por parte da minha mãe que sempre disponibilizou uma biblioteca muito rica e pormenorizada no nosso escritório. Desde livros sobre a história de Portugal até aos mais variados clássicos da Literatura Portuguesasempre tive curiosidade de folhear aqueles livros tão delicados que se encontravam ali, tão estáticos. Por essa razão sinto-me mais completa do que nunca e sinto um regozijo profundo ao iniciar este verdadeiro "novo capítulo" que me está a tornar numa pessoa melhor, que me está a proporcionar uma visão mais abrangente do mundo das letras e que , certamente, me vai garantir uma ótima formação para o meu futuro!

Espero que este Portefólio deixe transparecer um pouco esta minha perspetiva, e que possa , de certa forma, compartilhar esta minha empatia com a Língua e a Literatura Portuguesa!





© 2016 Worlds Collide. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Webnode
Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora